quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Á CESAR O QUE É DE CÉSAR;
Á TITE O QUE É DE TITE!



O treinador de futebol, cujo apelido é TITE e por nome de batismo Adenor Leonardo Bachi, nascido gaúcho, tem por obvio a consagração de ser, quase pela última década, o maior treinador de futebol existente no Brasil. Quiçá, um dos melhores do mundo!

Alguém teria dúvidas? Já respondendo por todos, num atrevimento pessoal... JAMAIS!

O TITE, que era Ade, apelido dado pela família, e por qual ainda é reconhecido, passou a se chamar TITE e reconhecido por este apelido no mundo futebolístico por conta do também treinador de Futebol Felipão.

Felipão que era na época misto de jogador veterano, combinando com a de treinador e professor de educação física do time Cristóvão de Mendonza veio a conhecer o Ade, numa partida amadora, e confundindo ele com outro atleta do mesmo time e também bom de bola, passou a chama-lo pelo apelido do outro que era TITE. Assim nasceu TITE, que chegou a jogar ao lado de Felipão.

Apesar de Eu ter vivido no Sul, por quase 30 anos, mesmo morando tão próximo ao Rio Grande do Sul, e por aqueles lados ter ido conhecer várias cidades, dentre elas Caxias do Sul, nunca ouvi falar de TITE até ele ter chegado ao Corinthians, clube de minha alma – já ultrapassou os limites do Coração – como jogador de futebol ou mesmo treinador.

Espantou-me a época tal contratação 2004/2005! Quando teve relativo sucesso em 53 jogos, dentro o maior deles, ter tirado o time de ser rebaixado no campeonato brasileiro de 2004, quando chegou. Se houvesse, porém tido a curiosidade de olhar no Wikipédia, talvez tivesse melhor me apresentado a ele.

Pois, TITE foi jogador acima da média, até machucar-se dos joelhos, e treinador vitorioso já antes do Corinthians. E mesmo por vários cronistas, ter sido reconhecido como jogador acima da média ter jogado na Portuguesa de São Paulo e no Guarani e mais que tenha sido treinador do São Caetano de São Paulo, time anterior ao Corinthians, juro não conhecia o que ele tinha feito na vida.

Então... Depois da primeira passagem, com uma saída por desavenças com a direção do Corinthians (2005), havia uma direção de mafiosos, dentre eles o tal de Kia Jooarabchian, da MSI, TITE foi para o Atlético de Minas Gerais.

Depois de 05 anos, 2010, voltou ao Corinthians para se consagrar com títulos verdadeiramente inéditos para o time como Campeão invicto da Taça Libertadores da América, primeiro e único time brasileiro a fazer esta façanha e ser Campeão Mundial de Futebol. 

Afora vários títulos do Campeonato Brasileiro e do futebol paulista.

Isto o levou atualmente a Seleção Brasileira, onde está fazendo grande sucesso, a começar que quando chegou à seleção nestas eliminatórias para Copa do Mundo de 2018, a seleção estava desclassificada temporariamente nas mãos do Treinador Dunga, hoje em primeiríssimo lugar e ainda invicta.

Hoje, as mídias dão conta, dia 26 de Janeiro de 2017, que novamente o Brasil volta aos rankings de primeiro lugar da FIFA, outra façanha de TITE, pois, pelos últimos anos acredito, deste muito antes de 2013, o Brasil andava pelos lados de oitavo a nono colocado.


Dado a isto é de se supor que o senhor Adenor, apelidado de Ade, ou TITE, como queiram, vai ainda muito longe. Quem sabe... Campeão da Copa do Mundo de 2018?

E para quem gosta de ouvir o hino de TITE...



Nenhum comentário:

Postar um comentário